Este espaço é dedicado a todos os companheiros, antigos militares da CCAÇ 4244/72, que prestaram serviço em Moçambique, nos anos de 1973 e 1974, tendo "acampado", (na plena acepção da palavra), no Km 19, a Sul de Tete.
Pretende ser um ponto de encontro, onde a todos seja mais fácil contactar com aqueles que partilharam em conjunto, perigos, receios, angústias, privações, saudades, mas também os melhores momentos de sã fraternidade e camaradagem, e da maior solidariedade a que, naturalmente, as circunstâncias tão adversas nos impeliam.
Paradoxalmente, a mente humana tem tendência a recordar com nostalgia mesmo o passado de maior sofrimento, aproveitando o que de bom apareceu na nossa vida, até nessas ocasiões dramáticas, que logicamente se deveriam querer empurrar para os mais fundos alçapões do subconsciente.
E levados por essa “saudade” é que desde há uns tempos nos temos reunido anualmente, devendo realçar-se a tal propósito, o mérito do Tó Luís – cabo enfermeiro - e do Furriel Gravelho, que, correspondendo ao recôndito desejo de todos, tomaram a iniciativa de promover o primeiro encontro, no Fundão, em 2003. Para isso diligenciaram junto do Quartel de Abrantes, onde se formara a Companhia, pela obtenção dos endereços de todos, mas que obviamente se mostravam completamente desactualizados, pela natural debandada das terras natais, até para o estrangeiro, em busca de melhores oportunidades.
Mesmo assim foi um sucesso essa primeira reunião, vivida por todos com grande emoção, ao encontrarmos velhos amigos, decorridos todos esses anos, e ao evocar as coisas, boas e más, que tão intensamente tínhamos vivido juntos. Foi na verdade um momento ímpar de confraternização e saudosismo.
Desde então têm-se vindo a efectuar reuniões anuais. Em 2004 de novo no Fundão, convocados outra vez pelo Tó Luis; em 2005 em Folgozinho, da iniciativa do Guerra e do Sousa; em 2006 na Póvoa do Varzim, promovida pelo Furriel Martins; e em 2007 em Almeirim, movida pelo Gregório, sendo de enaltecer a disponibilidade mostrada pelo Tó Luís, sempre disposto a colaborar, e que todos reconhecem ser o grande impulsionador destes convívios. A reunião deste ano, da iniciativa do Furriel Delgado, vai ser já no dia 17 do corrente mês de Maio, na Sertã.
Como forma de se criar um registo actualizado dos contactos, e acessível a todos, alguém pensou na criação de um “site” na Net, ou coisa parecida, e o Monteiro, o cabo cripto, chegou mesmo a afirmar que estava a laborar nesse sentido, até já antes da reunião do ano transacto. Mas afinal não passou de uma boa intenção, pelos vistos! E há uns tempos atrás, o Alferes Cardoso lançava-me o repto…pois que, segundo ele, quem melhor que o velho “ Capitão” para coligir e registar as “ histórias” da Companhia, e centralizar as informações de todos!...Retorqui que não tinha os necessários conhecimentos destas novas tecnologias, mas acontece que há uns dias, nestas andanças e convívios pela Internete, me surgiu uma bondosa desconhecida disposta a ajudar na criação deste espaço, e ao ver a sua boa vontade, decidi aceitar.
E eis a explicação para o nascimento desta espécie de Blog.
Impõe-se pois uma palavra de gratidão para com essa “ Amiga”, com o pseudónimo de “Nina”, pois foi ela que o criou, e por isso a convidei para ser a nossa “Madrinha de Guerra”, cargo que mais uma vez generosamente aceitou!... Bem-haja pois, “ Madrinha”.
O Blog será o que os companheiros quiserem. A todos vós lanço o desafio para colaborarem, enviando para o endereço “ km19-tete@hotmail.com” as vossas moradas e contactos, que serão exibidos, as vossas memórias e notícias, (que aliás podem lá colocar directamente, quer como comentários, quer no chamado livro de visitas). E mandem sobretudo fotografias daqueles tempos ( e até actuais), que serão exibidas em álbuns .
Na tropa dizia-se que voluntário, nem para o rancho… ( e para o do Seixas particularmente…), mas a tropa felizmente para nós já acabou, e portanto, se houver um “ voluntário” tecnicamente mais bem apetrechado e que queira “gerir” esta coisa, de bom grado abdico do “ comando”!...Na altura também tinha abdicado, se mo tivessem consentido!...
Eu vou colocar as fotos de que disponho, ( a maior parte amavelmente cedidas pelo Alferes Silveirinha), os versos que fiz por ocasião do primeiro encontro, " Graças ...e desgraças", onde procurei resumir, de forma pitoresca, as nossas peripécias, e outros quando dos nossos encontros - que colei como comentários às fotos de grupo -, mas fico a contar convosco e com a vossa colaboração. Cá vos espero!...
Não poso deixar de invocar os saudosos companheiros, os Furrieis Oliveira e Castro, falecidos poucos dias após a nossa chegada, nas fatídicas circunstâncias que todos conhecemos, e que estão presentes no nosso pensamento e sempre relembrados nos nossos convívios. Que tenham encontrado a paz que neste mundo lhes foi negada.
Um abraço do velho e miliciano “ Capitão”.
Sem comentários:
Enviar um comentário